Saramago... Um Gênio Português



Filho de camponeses, José Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922 na aldeia de Azinhaga, província de Ribatejo, ao sul de Portugal. Os pais de Saramago passaram a morar em Lisboa quando ele ainda tinha 2 anos.
José Saramago era autodidata, chegou a estudar, mas teve que abandonar por dificuldades financeiras. Seu primeiro emprego foi como serralheiro, mas exerceu também profissões como desenhista, tradutor, funcionário da saúde e da previdência social.
A sua vida de escritor começou em 1947 com o romance " Terra do Pecado". O seu segundo livro só foi publicado quase 20 anos depois, em 1966.
Além de romances, Saramago publicou diários, contos, peças teatrais, crônicas e poemas. A obra "Levantando do Chão", produzida em 1980, foi quem o tornou conhecido.
O livro " O Evangelho Segundo Jesus Cristo", publicado em 1991, foi censurado pelo governo português e ele se exilou em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Morando nas terras espanholas, Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Ele foi o primeiro autor de língua portuguesa a receber o prêmio.
José Saramago era casado coma Jornalista espanhola, Pilar Del Rio e teve uma filha com sua primeira esposa. Saramago morreu aos 87 anos devido às complicações de leucemia, no dia 18 de junho de 2010. Mais seu legado foi deixado para as futuras gerações...

0 comentários:

Postar um comentário