Não Sei Ficar Calado...


Mas vou desde já dizendo adeus
Pois não me dou com essa de ficar calado
Ou falo tudo logo de uma vez
Ou fico remoendo tudo por dentro...

Por isso tenho tantas vezes falado
E ouvido até o que eu não queria
E novamente tenho falado...

Ou talvez porque se me pusesse a escrever o que levo na alma
Nada faria além de um diário
Pois minha alma anda nua, descalça e estranha.
Daí minha impaciência com o silêncio muito longos
Com os quais facilmente adormeço...

Mas vou desde já dizendo adeus
Pois não me dou com essa de ficar calado
Ou falo tudo logo de uma vez
Ou fico remoendo tudo por dentro...

De Repente Você..


Eu não te queria,
Mas você veio, e me arrebatou.
Nem sabia que você existia,
Até o instante em que você chegou.

Eu estava em pedaços,
Abalado pela solidão.
Vivendo em caminhos triste,
Sem amor, sem paixão.

Talvez, meu coração tenha pressentido
Que seria apenas uma questão de tempo,
Para você ficar na minha mente.

Talvez, nem mesmo eu saiba o que tenho,
E é possível ser uma grande paixão, entre a gente,
Que é incomum, incalculável e mutuamente correspondido!

O Ser Racional...


Não são raras às vezes em que o ser humano, supostamente o único animal racional, tem um comportamento muito mais bruto e bestial do que qualquer outro animal. Todos os dias eles cometem crimes contra animais, destruição de patrimônios públicos e muitas outras selvagerias. Entre essas outras, tornou-se óbvio que o homem não é tão racional assim, com a incapacidade de muitos humanos de pensar em fazer o bem e seguir uma conduta condizente com a tão arrogada racionalidade de sua espécie.

Antigamente os muros eram utilizados apenas como marcação de terreno, hoje, porém se constrói verdadeiras muralhas no intuito de proteção contra toda essa criminalidade, mais de quem é a culpa? Vivemos nessa mentira contada por nós mesmo, a qual dizemos que a culpa é dos “políticos corruptos”, mais quem os elegeram? Fechamos nossos olhos para não enxergar a dura realidade que somos tão corruptos quanto eles, a única diferença é que não estamos no poder.

Não somos inocentes, temos a mesma parcela de culpa ou quem sabe até mais, pois temos um poder maior, e não usamos, preferindo viver nessa cultura de “pão e circo”. Onde anda o povo que esta sobre o duro jugo de impostos altíssimos, da falta de educação? Deve estar comemorando a vinda da Copa do Mundo.

Onde anda a segurança do nosso Brasil? Não importa mais se você tem dinheiro ou não, a violência não tem mais rosto, todos os dias os noticiários nos mostra vários casos, nesse momento o foco esta voltado para o caso do goleiro que esta sendo acusado de ter matado a ex-namorada, quem nos deu o direito de decidir sobre a vida do próximo? Onde estava o ser racional nesse momento?

Somos tão egocêntricos ao ponto de olharmos para toda essa situação e pensarmos “eu sou incapaz de tal ato”, não é ele um ser igual a nós? Infelizmente somos capazes de muito mais do que isso, todos os dias matamos pessoas com palavras rudes e atitudes insanas.

Não vemos que tudo que fazemos seja a uma pessoa ou ao nosso planeta estamos fazendo um mal a nós mesmo, não se pode querer cuspir pra cima e não acertar seu rosto, grande prova disso é o aquecimento global, ou você acha que o mundo esta se acabando por que os animais estão produzindo muita poluição?

Pelo contrário, por causa de diversos motivos, desde uma necessidade de usufruir dos recursos naturais locais, até pura maldade, a maioria dos humanos ditos civilizados não demonstra capacidade de usufruir de forma saudável e sustentável os bens que um espaço de ecossistema pode fornecer. Para deter e controlar esse ímpeto destruidor fez-se necessários aparatos sócio-antropológicos que determinassem o respeito ao ambiente como valor supremo, mais modernamente, barreiras físicas artificiais entre o território humano e o espaço natural.

O mais interessante é que essa relação irracional da humanidade com a natureza tem sido marcada por uma razão e proporção absurda e contraditória: o nível tecnológico de uma civilização é inversamente proporcional ao respeito ao meio ambiente e diretamente proporcional à destruição. Tornar-se "civilizado" e "avançado", ao invés de trazer evolução na relação humano – humano - meio ambiente, voltou os maus instintos do homem, tanto individual como coletivamente.

No âmbito individual, vemos a valorização do ser, “tudo gira em volta de mim”, sem da à importância a vida de um ser que esta a sua volta, seja ele a espécie que for. Facilmente visto essa selvageria, que vai desde o pedestre alienado que, mesmo a um metro de distância de uma lixeira, joga seu saco de pipoca na rua do seu bairro até o dono de uma indústria química que, recusando-se a investir em gestão ambiental, prefere continuar lançando poluentes.

A selvageria humana em termos meio, não é apenas individual. A barbaridade também se encarna na coletividade, as aglomerações, num fenômeno que ironicamente chamado de civilização, onde não existe pessoas, e sim conta bancaria.

O progresso tecnológico e econômico não representou uma evolução humana a ponto de aprimorar a percepção intelectual e filosófica da relação humano- humano - natureza. Pelo contrário, invocou a piora do pensamento antropocêntrico, segundo o qual o homem teria direito divino ou biológico a arrogar a posse do ambiente global e fazer dele o que quisesse, e a escora da humanidade na imatura crença de que os recursos naturais seriam ilimitados e que enquanto “eu” estiver bem o resto estará também. O resultado não foi nem um pouco positivo.

Foi com essa sustentação que as cidades avançaram implacavelmente sobre tudo a sua volta, favelas e tudo mais, a vida se repete, e não é de hoje, olhando um pouco da história vimos que os povos antigos passavam por cimas de civilizações, sem nem ao menos se importar com o mau que estava fazendo. A mesma barbaridade travestida de civilização.

É irônico ver que uma espécie dita racional em seu modo mais "civilizado" precisa de cercas e aparatos para não cometer os atos mais bestiais e irracionais possíveis contra a si próprios. Entretanto, há um terceiro recurso, muito mais compatível com o potencial humano de agir como ser pensante e utilizar integralmente seu atributo de racionalidade que seria o amor, esquecendo um pouco do seu próprio umbigo e pensando no que esta ao seu lado.

Recomeçar...


É preciso saber recomeçar, saber à hora de partir, de tentar uma nova história, uma outra cor, uma outra forma de encarar o Mundo...

De repente, eu me encontro assim, nessa situação que pede um novo recomeço, que pede que as roupas velhas sejam descartadas, que os vellhos hábitos sejam abandonados, que os desejos antigos sejam renovados,que a forma de pensar seja revista, que novas músicas sejam tocadas...

É sempre tempo de recomeçar, basta ter o desejo de mudar, mudar de direção, mudar de frequencia, querer mudar e ser a mudança...

Recomeçar é como renascer e ver o sol em um mundo de liberdade.
É crer que a vida se reanima diante de teus olhos.
É saber que na vida tudo pode continuar

Recomeçar é como renascer da sombra de um passado que agora não conta mais.
é tornar-se simples, procurando nas pequenas coisas a felicidade.
É construir a cada momento um novo amanha.

Recomeçar é como dizer SIM a vida, para libertar-se e voar sobre o horizonte além do limite, onde a imaginação não tem medo.
É ver tua casa tornar-se grande como o mundo.

Recomeçar é acreditar no amor e sentir que mesmo na dor a alma pode cantar e não conter-se jamais.

Recomeçar... É querer que a vida seja renovada, pintar o céu de outra cor, viver um grande amor, encontrar as pessoas queridas, viver, viver e viver, brindar os pequenos e os grandes acontecimentos...

Recomeçar, é se dar a oportunidade de VIVER!

Deixando Pra Lá...


Deixa pra lá os momentos que na garganta há um nó!
Saudade da boca, do gosto, do cheiro!
Que em mim, realizam por inteiro!
Mas, eu continuo só!

Deixa pra lá a vontade que ainda existe...
Ao lembrar os nossos encontros,
Que de amor nos abraçamos!
Mas, eu continuo triste!

Deixa pra lá essa tristeza que domina a saudade...
No final, não posso fazer nada!
Afinal, fui um dia amado!
Mas, eu continuo só!

Deixa pra lá os momentos felizes do passado...
O passado não volta,
Só que ainda me acompanha!
E eu tento jogar para o lado!
Mas, eu continuo triste!

Deixa pra lá essa intrusa agonia que insiste em aflorar todos os dias!
Deve ser só mais um dia!
Em que não consigo escrever!
Mas, eu continuo só!

Deixa pra lá esse frio que me acompanha,
Pairando só as lembranças do calor dos teus carinhos!
Mas, eu continuo triste!

Deixa pra lá o carinho que sempre existirá...
Assim como a natureza, ele irá mudar!
Como sempre depois de uma tempestade vêem a calmaria!
Mas, eu continuo só!

Dizem que o tempo é mesmo mestre do saber...
Mas para o amor que invade esse peito que arde!
Será difícil esquecer!
Mas, eu continuo triste!

O Amor Devorou...


O amor devorou meu nome, minha vida, meu mundo. O amor devorou minha idade, minha consciência, meu agir e o meu pensar. O amor devorou minha marca. O amor veio e devorou tudo que eu escrevera.

O amor devorou minhas roupas, meus lenços, minha cama. O amor devorou todas as duas gravatas que eu tinha. O amor devorou meu único terno, os meus sapatos, o meu chapéu. O amor devorou minha altura, meu peso, a cor de meus olhos e de meus cabelos.

O amor devorou todas as minhas poesias. Devorou todos os meus livros de prosa e versos. Devorou minha inspiração, as palavras que poderiam se juntar em versos.

Com fome, o amor devorou a minha casa, meu fogão, minha geladeira. Ainda com fome, o amor devorou o meu banheiro, meu shampoo, meu sabonete. Devorou minha escova de dente, meu desodorante.

O amor devorou as frutas que estavam na fruteira azul. Bebeu a água que havia na geladeira. Bebeu as lágrimas dos olhos que, ninguém sabia que estavam cheios de água.

O amor devorou o menino que outrora, escondido sobre a capa de um homem forte. Devorou as conversas, junto aos amigos.

O amor devorou o chão que me servia de sustento, devorou o horizonte que ao cair da tarde dava um belo espetáculo de cores.

O amor só não devorou a minha esperança de que sempre haverá um novo dia, e novas coisas irão acontecer até mesmo encontrar o amor que tudo devorou.


Aos Meus Amigos Com Carinho..


Te peço desculpas por te irritar as vezes,
e não ser/agir da forma que gostaria.
Me sinto muito mal por ter te deixado triste,
isso me magoou muito.

Tento sempre te fazer feliz,
mais em muitas oportunidades eu não tenho êxito.
A tua alegria me deixa contagiado, me da até vontade de sorrir,
e porque não dizer, felicidade.

Quando você está por perto,
meu coração se enche de alegria.
Meu olho brilha, um sentimento queima meu peito.

Agradeço muito por estar presente na minha vida, e por você está na minha.
Te quero ao meu lado para sempre,
mesmo que seja muito tempo!
Obrigado por me fazer tão bem!

Aos meus amigos com todo carinho, peço hoje as minhas sinceras desculpas por ter falhado com vocês!

Dias Confusos...



Estou sozinho na frente á tevê, devora dois pacotes de biscoito enquanto espero algo acontecer, um simples telefonema de um amigo me convidando para sair. Bem que podia ser hoje, bem que podia ser agora.

O celular toca! Uma mensagem! Mais uma propaganda, o que mais poderia ser? Nenhuns dos meus amigos me convidam pra sair por mensagem no celular.


Será que é o amor?Amor nenhum manda mensagem. Ele pode chegar antes do esperado e vai me encontrar numa fase ruim. Ou pode chegar tarde demais e me achar desiludido da vida, desconfiado, cheio de olheiras. O amor dá meia-volta. Por que o amor nunca chega na hora certa?

Agora, por exemplo, estou de banho tomado e camisa, jeans. Indo ao trabalho, pois só isso é que tem se resumido minha vida. Lutando para arrumar meu apartamento, ouvindo The Beatles. Estou com o coração às moscas e morrendo de frio.

Passei uma festa inteira hipnotizado por alguém, e mau reparo nas demais pessoas que estão a minha volta, e ela só têm olhos pra outra pessoa. Então fico arrasado porque não fui pra praia no final de semana. Sento-me perdido na cidade grande, você busca refúgio numa locadora de vídeo, sem prever que ali mesmo, na locadora, esperando a pessoa que dará sentido a minha vida. O amor é que nem tesourinha de unhas, nunca está onde a gente pensa.

Olho para norte, sul, leste e oeste, e nada. Meu amor pode estar no corredor de um supermercado, ou na fila de um banco, ou até numa livraria. Pode estar aqui mesmo, no computador, dando o maior mole. O amor está em todos os lugares, só que eu não o encontro.

Saudade...



Saudade é está acompanhado da solidão,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o ser amado já...

Saudade é amar momento do passado que ainda não passou,
é não ver o presente,
é não aceitar o que o futuro nos dá...

Saudade é sentir que existe o que não já existe mais...

Saudade é a tristeza dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de amargo na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

Valor da Amizade...




Uma vez ouvi dizerem duas frases dessa que o povo chama de “frase de pára-choque de caminhão”, que falava sobre amizade:
“quem tem um amigo tem um tesouro”.
“pode-se viver sem um irmão, mas não sem um amigo”.


Realmente a amizade é algo necessário em nossas vidas, uma das maiores manifestações de amor, que podemos oferecer às pessoas que amamos as quais queremos bem.


Quando amamos sinceramente a um amigo, devemos fazê-lo sem nenhum sentimento de posse. Nossa amizade deve ser sempre leal e desinteressada.


Normalmente, nosso amigo não é nosso parente, não carregamos nenhum grau de parentesco, é apenas aquela pessoa há quem muito queremos.


Com ele, aprendemos amar, renunciando o tempo livre para empresta o ombro. O verdadeiro amigo é aquele que sempre está pronto a doar. O bom amigo se conhece na adversidade através da palavra de conforto, do conselho e da mão amiga que sempre nos passa confiança e segurança.


Como é bom sentir que o amigo nos aceita como somos, sem críticas nem censuras, e que, apesar de nossos erros e defeitos, estão sempre prontos a nos compreender e a nos querer bem, muitas vezes briga, puxa nossa orelha, mais logo em seguida abre os braços.


O valor da amizade não é calculado, pois não é vendido, e sim dado sem ao menos ter a preocupação de ser correspondido.


O verdadeiro amigo é uma bênção divina, porque ele nos fortalece nas horas difíceis, nos estimula e nos incentiva ao crescimento e ao progresso.


Cultivar, amizades sinceras é como semear, paz e alegria, é ter um porto seguro, é contar com a certeza de ter alguém que vai sempre zelar por você.