O Ser Racional...


Não são raras às vezes em que o ser humano, supostamente o único animal racional, tem um comportamento muito mais bruto e bestial do que qualquer outro animal. Todos os dias eles cometem crimes contra animais, destruição de patrimônios públicos e muitas outras selvagerias. Entre essas outras, tornou-se óbvio que o homem não é tão racional assim, com a incapacidade de muitos humanos de pensar em fazer o bem e seguir uma conduta condizente com a tão arrogada racionalidade de sua espécie.

Antigamente os muros eram utilizados apenas como marcação de terreno, hoje, porém se constrói verdadeiras muralhas no intuito de proteção contra toda essa criminalidade, mais de quem é a culpa? Vivemos nessa mentira contada por nós mesmo, a qual dizemos que a culpa é dos “políticos corruptos”, mais quem os elegeram? Fechamos nossos olhos para não enxergar a dura realidade que somos tão corruptos quanto eles, a única diferença é que não estamos no poder.

Não somos inocentes, temos a mesma parcela de culpa ou quem sabe até mais, pois temos um poder maior, e não usamos, preferindo viver nessa cultura de “pão e circo”. Onde anda o povo que esta sobre o duro jugo de impostos altíssimos, da falta de educação? Deve estar comemorando a vinda da Copa do Mundo.

Onde anda a segurança do nosso Brasil? Não importa mais se você tem dinheiro ou não, a violência não tem mais rosto, todos os dias os noticiários nos mostra vários casos, nesse momento o foco esta voltado para o caso do goleiro que esta sendo acusado de ter matado a ex-namorada, quem nos deu o direito de decidir sobre a vida do próximo? Onde estava o ser racional nesse momento?

Somos tão egocêntricos ao ponto de olharmos para toda essa situação e pensarmos “eu sou incapaz de tal ato”, não é ele um ser igual a nós? Infelizmente somos capazes de muito mais do que isso, todos os dias matamos pessoas com palavras rudes e atitudes insanas.

Não vemos que tudo que fazemos seja a uma pessoa ou ao nosso planeta estamos fazendo um mal a nós mesmo, não se pode querer cuspir pra cima e não acertar seu rosto, grande prova disso é o aquecimento global, ou você acha que o mundo esta se acabando por que os animais estão produzindo muita poluição?

Pelo contrário, por causa de diversos motivos, desde uma necessidade de usufruir dos recursos naturais locais, até pura maldade, a maioria dos humanos ditos civilizados não demonstra capacidade de usufruir de forma saudável e sustentável os bens que um espaço de ecossistema pode fornecer. Para deter e controlar esse ímpeto destruidor fez-se necessários aparatos sócio-antropológicos que determinassem o respeito ao ambiente como valor supremo, mais modernamente, barreiras físicas artificiais entre o território humano e o espaço natural.

O mais interessante é que essa relação irracional da humanidade com a natureza tem sido marcada por uma razão e proporção absurda e contraditória: o nível tecnológico de uma civilização é inversamente proporcional ao respeito ao meio ambiente e diretamente proporcional à destruição. Tornar-se "civilizado" e "avançado", ao invés de trazer evolução na relação humano – humano - meio ambiente, voltou os maus instintos do homem, tanto individual como coletivamente.

No âmbito individual, vemos a valorização do ser, “tudo gira em volta de mim”, sem da à importância a vida de um ser que esta a sua volta, seja ele a espécie que for. Facilmente visto essa selvageria, que vai desde o pedestre alienado que, mesmo a um metro de distância de uma lixeira, joga seu saco de pipoca na rua do seu bairro até o dono de uma indústria química que, recusando-se a investir em gestão ambiental, prefere continuar lançando poluentes.

A selvageria humana em termos meio, não é apenas individual. A barbaridade também se encarna na coletividade, as aglomerações, num fenômeno que ironicamente chamado de civilização, onde não existe pessoas, e sim conta bancaria.

O progresso tecnológico e econômico não representou uma evolução humana a ponto de aprimorar a percepção intelectual e filosófica da relação humano- humano - natureza. Pelo contrário, invocou a piora do pensamento antropocêntrico, segundo o qual o homem teria direito divino ou biológico a arrogar a posse do ambiente global e fazer dele o que quisesse, e a escora da humanidade na imatura crença de que os recursos naturais seriam ilimitados e que enquanto “eu” estiver bem o resto estará também. O resultado não foi nem um pouco positivo.

Foi com essa sustentação que as cidades avançaram implacavelmente sobre tudo a sua volta, favelas e tudo mais, a vida se repete, e não é de hoje, olhando um pouco da história vimos que os povos antigos passavam por cimas de civilizações, sem nem ao menos se importar com o mau que estava fazendo. A mesma barbaridade travestida de civilização.

É irônico ver que uma espécie dita racional em seu modo mais "civilizado" precisa de cercas e aparatos para não cometer os atos mais bestiais e irracionais possíveis contra a si próprios. Entretanto, há um terceiro recurso, muito mais compatível com o potencial humano de agir como ser pensante e utilizar integralmente seu atributo de racionalidade que seria o amor, esquecendo um pouco do seu próprio umbigo e pensando no que esta ao seu lado.

1 comentários:

BlackRabbit disse...

texto muito bom...
(Y)
serio msm...

Postar um comentário