Pais e Filhos...


Hoje estava pensando em um problema que existe há muito tempo, chamado relação "Pais e Filhos", essa questão vem desde muito tempo atrás.

Quando os Pais estão certos ou quando é que os Filhos é que estão?? Até hoje me pergunto sobre isso, em algum momento todos nós já nos deparamos com uma situação igual a essa, mas quando isso acontece o que devemos fazer?? Eu poderia falar mil e uma coisas aqui e nenhuma estaria certa, porque isso é muito relativo.

A questão toda se resumiria uma pequena coisa: “ponto de vista”. Muitas vezes, como filhos, sempre achamos que são os nossos “velhos caretas” que não nos entendem, mas será que não somos nós que não os compreendemos?? Muitas das vezes não compreendemos que os nossos pais só estão querendo nosso bem, e por já terem vivido ou presenciado uma determinada situação pela qual estamos passando, e saberem que nossas escolhas talvez não estão sendo as melhores, e ao verem que estamos caminhando para “quebrar a cara”, eles tentam evitar isso.

Mas em contra partida, eles não veem que as experiências é que vão nos moldar, não podemos crescer sem ter quebrado a cara ou até mesmo em determinada situação podemos tomar uma atitude bem mais madura do que quando foi com eles, nós temos a necessidade de fazer essas escolhas por nós mesmos. Sei que não é fácil ver alguém que amamos tomar uma decisão ruim, mas é necessário deixar com que eles andem com as próprias pernas, até porque não estaremos sempre aqui.

Meu conselho aos filhos é que não tire nenhuma conclusão sobre seus pais no momento de raiva. Tente ver pela ótica deles. Tentem ver como eles pensam. Seus pais nasceram em outra época, tiveram outra educação, mude esse sentimento de raiva por amor e compreensão.

Meu conselho aos Pais é que, de igual modo, tente entender como está funcionando a cabeça do seu filho. Aprenda junto com ele a ver o mundo através dos olhos dele, muitas vezes eles estão perdidos e assustados, precisando de um amigo um companheiro e não de um carrasco. Às vezes, precisamos por de lado o fato de sermos os pais e sejamos o melhor amigo deles. Não ache que é fácil crescer sendo bombardeado todo tempo por pensamentos diferentes vindo até você por todos os lados, saber o que está certo ou errado não é tão simples.

Por isso Pais e Filhos, deixem prevalecer o amor, pois ele será o único capaz de fortalecer o laço que os unem, mesmo diante das maiores dificuldades.

O Que Aconteceu???


Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separa, cada um vai por seu próprio caminho, saem de perto um do outro. O que aconteceu com aquele sentimento? O amor acabou?

O amor não acabou o que mudou foi às expectativas e os desejos, que são substituídos por outros no decorrer de nossa jornada. As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam seu modo de olhar para o futuro, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades. O amor costuma ser amoldado à nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é sempre as mesmas, ela se modifica a medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros. O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantêm os mesmos.

Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas. O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até o fim. O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito.

O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.

Para pensar:

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” Charles Chaplin

Às Vezes Tento Entender...


Às vezes tento entender porque me apaixonei,
Até sei quando e onde, não te escolhi,
Simplesmente aconteceu...

Se eu pudesse escolher com certeza esse alguém seria você,
Não pela sua beleza, mais por tudo que você é,
Certamente você é o que há de mais perfeito para mim...

Seu sorriso que me cativa,
Seu olhar que me dá paz,
Você não precisa nem falar, somente me olhar...

Você me conquistou,
E quando percebi, já era tarde de mais,
Só me restava dizer que...

Me desculpe se eu te aborreci,
Dizendo o que sentia, e pelo meu jeito desajeitado de demonstrar,
Muitas vezes usando de brincadeiras para poder te dizer...

Não sei o que você viu mim, nunca me disse,
Só queria te ouvir,
Mesmo que suas palavras não sejam as que meu coração gostaria de ouvir...

Outra vez te peço desculpas por alguns constrangimentos que tenha passado,
Quando estamos apaixonados é assim mesmo,
Para alguns são bobagens, para outros é importante...

Às vezes posso te sentir de longe,
Poucos podem explicar essa sensação,
Mais quando estou próximo de você me sinto que meu peito vai explodir...

Porque tenho que esconder o que sinto por você?
Se é algo tão forte e belo,
E sei que não consigo esconder ...

Amor, será que é isso que ainda sinto por você ?
Um sentimento tão forte como esse, acho que somente Deus pode explicar,
Mais de uma certeza eu tenho, me entender Ele vai...

Então me diga por que o silêncio é a melhor resposta?
E porque esse sentimento me atormenta dia e noite?
Deixando-me ansioso pelo que pode acontecer,
Eu sei que preciso ter paciência e deixar que o tempo fazer sua parte...

Se eu pudesse entender o que se passa em meu coração,
Talvez não precisasse escrever, para poder tentar entender através de palavras,
O que mais quero agora, é...

Essas podem ser palavras,
Mas sem dúvida, tudo que eu escrevi é verdade,
Eu sei que poço estar enganado, mas o meu coração não.

Um Único Momento Na Vida...


Existe somente um momento para ser feliz,
somente um breve instante na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter condição bastante para realizá-los
independentemente das dificuldades e obstáculos.

Um só momento para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de ser feliz.

Época preciosa em que a gente pode criar
e recriar a vida.
É vestir-se com todas as cores
É experimentar todos os sabores
É entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Momento de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à lutar,
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Esse momento tão fugaz na vida da gente
é o PRESENTE
e tem a duração do instante que passa,
mas se eterniza nas nossas lembranças.